Métodos de violão

Sobre

Este é um sítio para coleta, produção e compartilhamento de informações sobre ensino de violão, iniciado por ocasião da disciplina Metodologia do Ensino do Instrumento/Violão da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, oferecida aos alunos do sexto período do curso de Licenciatura em Música – Habilitação em Instrumento/Violão, no segundo semestre de 2009.

Cada aluno da turma terá uma senha de acesso ao sítio como autor, para postar seu próprio material.

Futuramente será definida uma maneira de criar uma área comum que possa ser editada por qualquer dos alunos. Parece que os recursos básicos gratuitos do WordPress não permitem que somente algumas páginas sejam compartilhadas, mantendo as outras privadas. Uma alternativa é promover os alunos a editores após o semestre letivo, ou transferir o material produzido para um wiki, na forma de artigos para a Wikipédia, como Wikilivros ou material para a Wikiversidade.

Formatos de arquivos

O sítio permite a inserção de arquivos de mídia. Contudo, o princípio será de economia de recursos, para facilitar a edição e posterior transferência do material a outros formatos. Vídeos e arquivos de áudio poderão ser subidos desde que sejam efetivamente relevantes.

Para texto, prioridade deverá ser dada ao formato HTML nativo do sítio (há dois tipos básicos: páginas e posts). Outros documentos de texto formatado deverão ser subidos nos formatos:

PDF
ODT

Arquivos nos formatos proprietários .doc, .docx, .ppt e .pptx não serão aceitos como documentos oficiais do sítio. Eles deverão ser convertidos a PDF e/ou ODT (preferencialmente a ambos).

Arquivos nesses dois formatos (PDF e ODT) podem ser gerados, por exemplo, com a suíte de escritório OpenOffice.org (ou BrOffice.org). Há uma variedade de leitores de PDF. Usuários de Windows podem usar PDFcreator para “imprimir para” arquivos PDF a partir de qualquer outro formato. Em GNU+Linux, diversos programas são capazes de exportar PDF ou usar o sistema de impressão para criar arquivos PDF; alguns programas “imprimem para” arquivo somente em formato PS (PostScript), que pode ser convertido a PDF com o comando `

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.