PINTO, Henrique. Técnica de Mão Direita. São Paulo: Ricordi, s.d.
(Vanessa Gusmão)
Este método foi idealizado com a intenção de se obter um maior resultado para a mão direita, sem esforço para a esquerda.
Possui um número possível de combinações dos dedos polegar, médio e anular, de fórmulas rítmicas e acentuações diversas, sendo que estas últimas dependem de um trabalho de total liberdade da mão direita, por sua diversificação de formulas de compasso e fraseados não tradicionais. O autor em segundo momento faz uma abordagem sobre temas importantes que antecedem o estudo do violão sendo eles:
“Preparo Psicológico”, “Influência da mão direita” e “O Cuidado com as Unhas”.
Conteúdo:
Arpejo de 3 notas: F.1 – F.8.
Arpejo de 4 notas: F.9 – F.47.
Obs.: A fórmula 21 possui uma melodia simples como sugestão de prática para todas as demais fórmulas.
Usando 2ª, 3ª, e 4ª corda: F.48 – F.74.
Usando 1ª, 3ª e 4ª corda: F.75 – F.101.
Usando 1ª, 2ª e 4ª corda: F.102 – F.128.
Arpejos de 6 notas com fórmulas rítmicas: F.1 – F.11.
Arpejos de 6 notas com fórmulas nos baixos (polegar): F.1 – F.13.
Arpejos de 8 notas – (continuação): F.129 – F.177.
Exemplos para arpejos com 8 notas: A-B-C.
Fórmulas rítmicas para arpejos de 8 notas: F.1 – F.12.
Fórmulas do polegar nos baixos para arpejos de 8 notas: F.1 – F.12.
Arpejo com acordes e combinação de acordes com notas simples – Com 3 notas: F.1 – F.96
Exemplos para arpejos com 3 elementos: A-B-C.
Fórmulas do polegar no baixo para arpejos com 3 elementos: F.1 – F.9.
Com 4 elementos – (continuação): F.97 – F.195.
Exemplos de arpejos com 4 elementos: A-B-C.
Fórmulas do polegar nos baixos para arpejos com 4 elementos: F.1 – F.10.
Fórmulas Rítmicas: F.1 – F.9.
Arpejos com 6 elementos – (continuação): F.196 – F.294.
Exemplos para arpejos com 6 elementos: A-B-C.
Proposta de acentuações: F.1 – F.23.
Movimentos do polegar nos baixos: F.1 – F.14.
Arpejo com 8 elementos – (continuação): F.295 – F.380.
Exemplos para arpejos com 8 elementos: A-B-C.
Movimentos do polegar nos baixos: F.1 – F.13.
Proposta de acentuações: F.1 – F.56.
Deixe um comentário